sexta-feira, janeiro 22, 2010

Nas mãos dos cientistas...




No início da década de 90, surgiu um projecto (Projecto Genoma Humano) que viria a alterar o mundo da genética. Este projecto consistia em descodificar o património genético humano, isto é, identificar a sequência de todas os nucleótidos (bases azotadas) que constituem o DNA do ser humano.  

Com este projecto torna-se mais simples localizar e determinar com maior precisão e rapidez qual ou quais os genes responsáveis por determinada doença. Obviamente é um projecto ambicioso, mas muito útil para a saúde da população mundial.


É graças à bioengenharia, e a cerca de 4000 centros de investigação em todo o mundo, que o genoma humano está agora descodificado.

O próximo passo será então aplicar as terapias genéticas em humanos.
Este avanço científico permite curar algumas doenças através da manipulação directa dos genes mutados ou da produção de medicamentos baseados em modificações de DNA.

Além de doenças hereditárias, este avanço permite tratar e, futuramente, curar doenças como o cancro, o Alzheimer, a obesidade, a diabetes, doenças auto-imunes e hipertensão.


Esperemos estar em boas mãos...

Deixa a tua opinião :) , o grupo agradece. ; )


1 comentários:

Anónimo disse...

Dou os parabéns a todos os elementos do grupo pelo post. Trata-se de uma tema bastante interessante, sem dúvida que este projecto do genoma humano veio alterar o mundo da genética por completo. É verdade que é dispendioso, mas útil para a saúde da população. Espero que o que está previsto para o futuro se cumpra, e assim consigam curar doenças graves.

Joana Raquel C. ;)

http://preservacaodomeioambiente12e.blogspot.com/

Enviar um comentário