A vacina tradicional do sarampo está a um passo de acabar.
Foi descoberta uma nova vacina que consiste na injecção de ADN no corpo da criança. É diferente da imunização corrente que utiliza uma versão fraca ou morta do organismo que provoca a doença.
Embora exista uma imunização eficaz nas crianças desde 1963, há ainda, todos os anos, milhões de mortes provocadas pelo sarampo por causa das dificuldades em vacinar as crianças.
As tentativas de imunizar as crianças no passado foram desastrosas. No final da década de 60, um protótipo inactivo desenvolvido na altura, provocou graves infecções conhecidas como um tipo de sarampo raro.
Os especialistas testaram duas vacinas de ADN em macacos. A produção de anti-corpos pelo sistema imunitário do macaco foi iniciada o que protegeu os animais do vírus do sarampo, não havendo nenhuma evidência de sarampo nos macacos.
Diane Griffin, do Departamento de Microbiologia Molecular e Imunologia daquela universidade, afirmou ao jornal Nature Medicine que "a nova vacina do sarampo candidata à imunização das crianças dos países em vias de desenvolvimento deve ser simples, barata e resistente ao calor".
"As vacinas de ADN têm todos esses requisitos e podem garantir imunidade contra uma variedade de agentes infecciosos nos animais que foram utilizados como cobaias".
Será este o futuro ou será que estamos a caminhar para o fracasso?
Quem terá acesso a estas novas técnicas?
Será ético utilizar os animais como cobaias para nossa proveito?
Adaptado de: http://tsf.sapo.pt/PaginaInicial/Interior.aspx?content_id=718608
0 comentários:
Enviar um comentário