sexta-feira, março 05, 2010

Nova vacina Lançada no Porto, a nível europeu

O Centro de Congressos da Alfândega, Porto, recebeu dia 2 de Abril de 2009 o lançamento europeu de uma nova vacina contra a Doença Pneumocócica Invasiva (DPI), que estará disponível em Portugal a partir de 09 de Abril de 2010.

A Synflorix, a nova vacina pneumocócica pediátrica, da GlaxoSmithKline (GSK), irá actuar contra doenças potencialmente fatais como a meningite e a pneumonia bacteriémica, bem como contra infecções do ouvido médio.
De acordo com a GSK, na Europa, em crianças pequenas, cerca de um em cada três casos de doença pneumocócica, não era prevenido uma vez que estas doenças são causadas por serotipos bacterianos não abrangidos pela vacina pneumocócica conjugada actualmente disponível no mercado (Prevenar).
A nova vacina, que protege contra 10 serotipos da DPI, irá proporcionar uma cobertura contra três das principais estirpes pneumocócicas, além dos sete serotipos  que tem em comum com a vacina existente (Prevenar).
Em comunicado, a GSK acrescenta que "os 10 serotipos incluídos na nova vacina são responsáveis por até 90 % de todos os casos de DPI em crianças com idade inferior a cinco anos, em algumas regiões da Europa".
A Synflorix representa uma "mais valia" e é "mais eficaz" do que a Prevenar, que tem uma taxa de cobertura de 65% em relação aos serotipos actuantes em Portugal. Esta nova vacina apresenta 76% de cobertura.
Espera-se agora que esta vacina seja incluída no Plano Nacional de Vacinação, dando assim igualdade a todas as famílias.

Prevenir a meningite e pneumonia é um grande passo na ciência. 

Que outras doenças acha que poderiam ser evitadas com vacinas?



http://dn.sapo.pt/inicio/ciencia/interior.aspx?content_id=1188867&seccao=Sa%FAde (adaptado)

0 comentários:

Enviar um comentário