sábado, outubro 31, 2009

Clonagem

Dentro do tema da engenharia genética, a clonagem é um dos principais temas, não apenas por ser um processo muito complexo mas também por ser uma questão que na actualidade levanta muitas questões morais e éticas.

A clonagem designa a produção de indivíduos ou seres geneticamente iguais entre si. A clonagem pode ocorrer na natureza, como é o caso dos processos de reprodução assexuada, mas a ciência e a engenharia genética vieram a evoluir ao ponto de ser possível efectuar a clonagem artificial, e é a esta técnica que nos vamos referir nesta entrada do blogue.

A clonagem artificial é do domínio da engenharia genética e é principalmente usada em vegetais, podendo ser também aplicada a animais.



Como funciona a clonagem artificial?

1- Obtenção de um óvulo

O primeiro passo para a criação do clone é obter um óvulo proveniente de uma dadora, e seguidamente extrair um núcleo para a eliminação do material genético.

2- Injecção de genes

No óvulo em que foi retirado o núcleo introduz-se uma célula (que possui núcelo) que irá transmitir o seu DNA ao embrião que se irá formar.

3 – As células-mãe

Após 24 horas o ovo inicia a sua divisão e três dias depois forma-se uma esfera oca, composta no seu interior por células-mãe.



A clonagem tem inúmeros fins, tanto para a medicina como para a indústria da agricultura, entre outros, os quais ao longo do ano iremos aprofundar aqui no nosso blogue.

Adaptado de http://john-oliveira.blogspot.com/ e http://pt.wikipedia.org/wiki/Clonagem



Faz os teus comentários e fica atento às novidades no nosso blogue!

3 comentários:

Anónimo disse...

Olá.
É a primeira vez que comento o vosso blog.
Em primeiro lugar quero-vos desejar boa sorte para o trabalho que vão desenvolver.
Quanto à clonagem, acho que é um tema muito debatido no meio académico.
Reflectindo nas suas vantagens e desvantagens, considero a clonagem vantajosa, embora ache que deva ser rigorosamente controlada e regulamentada por entidades competentes.
Comentem o nosso blog!
Pedro Garrido

Cristina Carrajola disse...

Muito bem! O que é preciso é continuar a postar ...

Leonor disse...

Gosto muito do vosso trabalho. Acho que apresentam temas muito actuais e interessantes.

Muitos parabéns

Enviar um comentário